quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tradição e costumes

A parte mais legal do intercâmbio foi conviver com uma cultura diferente e aprender muito com ela..

Alguns costumes e tradições que eles tem aqui e que eu acho interessante compartilhar

Circuncisão masculina: antes do menino completar 7 anos, é feita uma festa para o menino, este se veste como rei por um determinado período para, depois disso, fazer uma cirurgia e retirar o prepúcio do pênis do garoto. Isto é feito como um método de retirar as impurezas e garantir a higiene.

Roupa típica

Mais informação: http://www.viceland.com/int/v14n9/htdocs/circ.php

Ramandan (رَمَضَان) é o nono mês do calendário islâmico. É o mês do jejum ritual. Neste período, é um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, frequencia à mesquita, correção pessoal e autodomínio.

Calendário dos horários do Ramadan de 2011

Não são todos os muçulmanos que praticam o Ramadan... Mas quem pratica, não pode nem beber água durante o dia.. Esse foi o motivo que me fez desistir de fazer alguns dias, porque a 42oC não é uma missão fácil ficar sem água...

Turkish Breakfast: basicamente composto por tomate, pepino, pão, quejo, azeitonas, ovo e geléia.. Sem esquecer do bom çay (chá).. Aaahh, e nessa foto tem um artigo de luxo, a faca...
Em todas as refeições que eu tive com a minha família, tinha tomate, pepino e pão.. Muitas vezes esse último, é usado como faca, auxiliando no corte de algumas carnes e auxiliando pegar aquele restinho de arroz no prato...
Já o Turkish Tea, eles tomam a toda hora, todo momento, em todos os lugares.. Você está na rua, sempre vê algum garçom passando pra levar chá pra alguém, ou pessoas sentadas o bar e tomando.. De acordo com eles, eles tomam muitas coisas quentes para amenizar o calor externo.. Já que é normalmente 40oC por aqui...

Vestimenta: a Turquia é um país de muita diversidade em vestimentas. Raramente encontramos mulheres usando burca, mas encontramos mulheres toda coberta, com lenços na cabeça, saia longa sobretudo (siim, isso no verão também), como mulheres de shorts, bermudas, regatas e com blusas decotadas.
Na praia, a diversidade continua, como pode-se ver na foto:

Não sei se isso é um costume como me disseram no ônibus, ou foi apenas uma gentileza, mas quando entra um idoso ou gestante no ônibus e não tem onde sentar, se alguém ceder seu lugar para esta pessoa, outro passageiro cede lugar pra quem cedeu a vaga.. (Ficou claro??)

Outra coisa que é facilmente percebido, a quantidade de cigarro presente.. Você vê gente de todas as idades fumando, e muito... E isso que o cigarro é caro por aqui, me disseram que custa em torno de 8TL (o equivalente a R$7,35)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Penúltima viagem

Bom, como todos sabem, minha estadia na Turquia está acabando, e não tinha como não aproveitar meus últimos momentos por aqui.. =D
Terça a noite sai de Adana com destino a Pamukkale.. O lugar é muito legal mesmo, só que é pequeno e não precisava ter ficado 1 dia inteiro lá.. mas valei pra recuperar as energias para o resto da viagem...
Fiz tudo que tinha que fazer por lá e dei umas 5 voltas pelo centrinho, em no máximo 4 horas...

Antiga piscina

\
Anfiteatro

Terraço

No outro dia, logo cedinho, peguei o ônibus com destino à Fethiye.. Pra mim, foi um dos lugares mais gostosos da Turquia que eu conheci... Super aconchegante, bonito e, o melhor, fácil de se localizar... =D

Achei tão legal esse logo da escola de mergulho, que comprei uma camisa deles pra mim.. =D

Marina

2,5 dias depois, peguei o ônibus com destino à Antalya.. Cheguei no hostel perto das 18:00. Ele fica no bairro Kaileçi (cidade velha) e não achei muito fácil de me localizar pq todas as ruas são iguais, ou seja, tinha que sair uns 30min antes pra garantir que ia chegar no horário que eu queria nos lugares, por mais perto que eles fossem.. =D

Isso sim que eu chamaria de gambiarra

Kayaani - praia de pedra. Muito estranho e diferente

Torre do relógio e mesquita

Hadrianu's gate (oo coisinha difícil de encontrar)

Castelo

Antalya Museu

Janta de 3,5 TL (lahmacun, salada, água e chá)

Hamam pra finalizar bem a viagem

Bom.. No mais, essa penúltima viagem foi isso... =D
Aproveitei um monte, conheci váários lugares diferentes, e agora estou em Adana, terminando de arrumar as malas pra dizer gule gule Adana e merhaba Ankara...

Faltam só 6 dias pra terminar essa aventura na terra do Ataturk...

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Transporte

Óbvio que não podia voltar pro Brasil sem dedicar um post exclusivo para o transporte da Turquia...

Os ônibus de linha municipais, são muito engraçados...
- Os ônibus podem para em qualquer lugar no seu trajeto.
- Toda vez que ele para, o cobrador desce e fica gritando o trajeto, mas é como se tivesse implorando pras pessoas entrarem;
- Não tem catraca e o cobrador passa pelo corredor cobrando das pessoas;
- Nos pontos de ônibus, é uma bagunça.. Os motoristas parece que fazem competição, fica uma bagunça e todo mundo buzinando (o que não é nada estranho, vindo daqui);
- Por mais que tenha avisos dizendo que é proibido fumar, os motoristas fumam dentro do ônibus;
- Os cobradores chegam a sair do ônibus pra comprar água ou alguma comida para eles...

Eu ainda não consegui fazer um vídeo pra mostras o tamanho da loucura desse trânsito, ou eu esqueço a máquina, ou eu esqueço de filmar...

Enquanto isso, os ônibus inter municipais são um pouco diferente..
- Extremamente baratos, quando comparados com o Brasil (trajeto de 570Km por 50TL, sendo que há transfer do centro das cidades para a rodoviária de graça);
- Ônibus com internet wi-fi (sim, é verdade), "serviço de bordo" com direito a bebidas (água, refri, suco, café ou chá) e alguns petiscos... Vou dizer que é melhor que algumas cia aéreas do Brasil;
- Alguns ônibus não possuem banheiro, mas é só pedir pro motorista, que ele pára em um posto de gasolina;
Sem contar que as estradas são muito bem sinalizadas e muito bem conservadas.. As que não são pista dupla, estão em fase de aprimoramento para se tornarem...

Gördüğünüz

sábado, 30 de julho de 2011

MMW

Desculpa a ausência nesses últimos tempos, mas ando fazendo muito coisa e não tenho mt tempo para escrever aqui..

Resumindo oq aconteceu nesses tempos todos...
O projeto MMW terminou ontem.. Apesar dos pesares, da falta de organização em vários pontos e entre muitos outros fatores, foi muito legal.. A despedida foi triste, como sempre, pois a gente acaba se apegando com os estudantes e, principalmente, com os demais EP's...
Estou voltando para o Brasil com um cartão postal e um alfabeto hieróglifo do Egito, um CD com informações dos pontos de mergulho da Indonésia (quase nada a minha caraa... Thank you Erni), umas lembrançinhas da Turquia, dentre as quais algumas eu comprei, outras ganhei de estudantes e da minha família..

Falando em família, eu tive muita sorte com isso por aqui... Eles são demais, mesmo sem a gente conseguir se comunicar muito bem, a gente se entende e se diverte muito..

Como todo mundo diz, uma foto fala muito mais que 1000 palavras... ai vão algumas:

Turkish Coffee - prevendo o futuro
Perdedora dos jogos de carta

Mergulho em Mersin

Efe e Vivi
 Cama elástica em Mersin
 Piscina

E, pra completar, um vídeo após a apresentação do Brasil no MMW2. Essa declaração é da Iona (Romênia)

Semana que vem, se der tudo certo, irei pra Antalya, Fethiye e Pamukkale..
E, se tudo der mais certo ainda, mergulhar no Mar Egeu...

Volto pra Adana, vou pra Ankara com a minha família daqui, volto pra Instanbul e Brasil..

É, tá quase acabando!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Desculpa a ausência, mas a viagem pra Cappadocia acabou comigo... Tivemos que acordar as 4 da manhã pra fazer o passeio de balão, o que ainda não recuperei totalmente
huahuauha

Bom, falando um pouco da viagem.. O lugar é lindo mesmo, uma coisa única, eu diria...
O passeio de balão muito bonito, mas não sei se vale tudo aquilo que paguei (mãe e pai, não adianta pedir pq não vou contar quanto foi... kkkkkkk)

Hostel - sim, quase tudo é em cavernas lá

Vista do balão

Preparando o balão para a jornada

Passeio de bike pra conhecer a outra parte da cidade

Para finalizar o final de semana, banho de piscina com esta vista!!

Chegamos em casa  domingo 23:40 e tinha um algodão doce me esperando em casa.. Eu fui a "criança" mais feliz naquele momento... kkkkk

Segunda começou outra turma na Summer School e, depois do trabalho, fomos ao cinema ver Harry Potter

E depois, experimentar um sanduíche de sorvete co waffles... muito bom mesmo

Pra finalizar, desde ontem meu celular não está funcionando, porque ninguém me falou que eu teria que pagar uma taxa de 10TL para poder ativar meu celular a funcionar aqui... Ou seja, agora estou usando o celular do meu irmão daqui...
Ontem fui na Turkcell pra resolver isso, falaram que só podia fazer isso na loja em que comprei o chip.. Hoje fui nessa tal dessa loja, ninguém falava inglês.. Fomos em outra, falamos com o rapaz, ele escreveu no papel o que era pra ser feito, mas o rapaz da outra loja insistia que eu teria que comprar outro chip e pagar as 10Tl, ou seja, gastar mais 49TL.
Resultado, ainda estou com o celular do meu irmão e estou odiando a Turkcell por isso!!

Amanhã temos apresentação sobre o Brasil, esperamos que seja a melhor de todos os tempos... uahuahuahua

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ontem, último dia em Izmir...
Encontramos outra manézinha lá, que nos levou conhecer a tão famosa torre do relógio e pro aeroporto...

Tirando que ela nos fez caminhar um mooonte embaixo de um sol nada forte, foi tudo ótimo
huahuahuahuahua

Hoje, dia de folga pq não teve treinamento, aproveitei pra dar uma volta pela cidade, conhecer melhor minha rua, e tentar me locomover sozinha..
Siim, dessa vez eu consegui SOZINHA ir pro escritório da AIESEC em menos de 20min e voltar pra casa... Fiquei muito impressionada com meu senso de direção..
kkkkkkkk

E, pra compensar meu dia de folga, fui comprar umas roupas mais frescas.. Como não sabia exatamente como seria aqui, não trouxe nem shorts nem regata.. Mas as pessoas costumam se vestir normalmente com essas roupas, pq o calor é insuportável...
Óbvio que não todo mundo, mas há uma liberdade no quesito roupa... Você vê de tudo pela rua..

Só pra terminar de fazer inveja, comprei 1 shorts e 4 regatinhas, mt gostosas e bonitinhas, por 50TL (equivalente a R$50,00)...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Izmir

Depois de uma emoção de 1:10 hora no ônibus pra chegar do lado de casa, quase perder a carona pra rodoviária e 14 horas de viagem, chegamos em Izmir...

Nossa primeira impressão do hotel foi horrível, pq era mt cedo e não tinha nada aberto.. Mas no começo da tarde, percebemos que tinha várias ruazinhas com barzinhos e restaurantes...

No primeiro dia dia, ficamos em Izmir para conhecer uma parte da parte histórica em Agora...
A falta de placas em inglês dificultava bastante o fato de a gente não saber que os lugares são proibidos de passagem...

Depois fomos para o Bazar e a Mesquita de Izmir... Nesta, os turistas tinham que vestir essas belas roupas para poder entrar...
Detalhe que a parte inferior da mesquita era exclusiva dos homens, e a superior às mulheres...

No segundo dia, resolvemos pegar uma prainha no Mar Egeu... Fomos para Ilica...

E depois da praia, Çesme kalle (castelo de Çesme)

No terceiro dia, fomos para Ephesus.. Uma cidade histórica pertinho de Izmir que, em +- 800 a.C., era a segunda maior... O lugar é enorme e incrível de ver.. os detalhes das construções e a perfeição das mesmas...
Problema foi a ensolação que a gente quase pegou de tanto sol...

Boom... nossa viagem pra Izmir, resumidamente, foi isso...
Cidade muito legal e recomendo para todos... =D

Amanhã, sem horário para acordar, dar uma volta pela cidade e ir pro aeroporto pra voltar pra Adana e trabalhar na 4a...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Adana

Hoje foi meu quarto dia de trabalho e, pra comemorar bem, tive 2 apresentações: Project Managment e Country apresentation....

A canga do Brasil que eu comprei de última fora fez maior sucesso.. Eu acho que as pessoas daqui ficariam abismadas se soubessem que ela é usada para sentar na areia ou como saída de praia... Elas tinham maior cuidado como se fosse uma bandeira mesmo... hahahuahuauha

Mas antes de falar de hoje, tenho que comentar a minha experiência aventureira de ontem.. na verdade, minha, da Vivi e da Rhaiza...
Fomos no MonoCafé terminar a apresentação do Brasil, quando vimos, era 20:00 e resolvemos voltar pra casa.. pedimos informação para os garçons, e eles nos explicaram qual ônibus pegar para cada endereço...
Ao chegar ao meu ponto, descobrimos que o ônibus não passava mais...
O desespero começou.. Quando vi, estávamos todas no mesmo ônibus indo pra casa da Rhaiza, a qual não é mt caminho das outras...
Sorte que passamos em frente à AIESEC e de lá sabíamos voltar pra casa...
Foi um pouco desesperados na hora, mas as pessoas não muito flexíveis para ajudar os outros aqui...

Depois disso, eu prometi pra mim mesma que vou tomar mais cuidado...

Hoje, estava voltando pra casa, e não passava meu ônibus, resolvi pedir para o cobrador se um ônibus qualquer, ele me fez entrar, depois disse para eu o seguir... Ele foi falar com o motorista de outro ônibus e disse pra ele onde eu iria parar.. Achei muito legal da parte dele..

Boom.. esse vídeozinho eu achei sensacional.. esse menino é do Marrocos, e foi o primeiro de muitos a darem depoimento....

Importante ressaltar: amanhã, as 17:30 pegarei um ônibus com destino à Izmir... 13 horas de viagem, mas parece que é classe chique, com TV, joguinhos, internet e banheiro.. sim, banheiro... =D
e pagamos a grande quantia de 50TL

terça-feira, 5 de julho de 2011

Adana - Segundo dia de trabalho

Hoje foi meu segundo dia de trabalho...

Brasil, Canadá, Paquistão, República Tcheca e algum outro que não lembro

O que eu achei mais legal, foi a apresentação dos países...

Romena diz: "Eu amo o Brasil"... siim, ela sabe falar português, e muito bem...

Egípcio com um estudante do projeto

Importante: hoje tentei voltar pra casa sozinha... Consegui pegar o ônibus e parar no ponto certo, mas na hora de lembrar a direção, não deu muito certo... Parei em uma loja para pedir ajuda para as meninas, mas elas não falavam inglês e eu, turco... Elas tentavam me mostrar por mímica, mas era pro lado errado.. Consegui fazer com que uma senhora me ajudasse, e ela me levou até o endereço de casa... =D
Só pra constar: quando eu voltar para o Brasil, NINGUÉM me ganha na imagem e ação... kkkkk

Bom, hoje tem o show de um cantor super famoso aqui (Tarkan - http://www.youtube.com/watch?v=-wKtFVC2_DM) mas eu não vou... Imagine eu, num show turco, sem ter comunicação efetiva com ngm (sim, minhas host não falam inglês muito bem).. ai preferi ficar em casa pra decidir a viagem do final de semana..

Semana que vem temos folga na 2a e 3a... Ai eu e mais duas brasileiras estamos programando de ir pra Izmir e, se possível, dar um pulinho na Grécia... Ainda não temos muitos detalhes...

Aahh, um detalhe que eu acho que a minha mãe e o Du ficaram orgulhosos de mim, hoje, depois da janta, minha "host mother" estava fazendo Turkish Cookies e me convidou pra fazer junto.. e sim, eu fiz e ficaram beeem lindos... =D
Quando eu pegar as fotos com a Duyugu, eu posto aqui como prova do fato!!

Agora vou terminar minhas apresentações, 5a sobre project management e 6a sobre o Brasil...